EVENTOS

23 abril, 2014

15 curiosidades sobre o café


By on 15:14


No artigo de hoje vamos dar a conhecer 15 curiosidades sobre uma das bebidas mais tomadas em todo o mundo – o café!

1) Descoberta do café

Acredita-se que o café foi descoberto no século 9, quando um pastor de cabras percebeu que os seus animais ficaram mais excitados, após terem comido algumas bagas vermelhas de uma árvore. Este pastor levou os frutos a um santo muçulmano que as conseguiu transformar em bebida, o café dos dias hoje.

2) Origem da palavra café

A palavra “café” vem do árabe “qahwah”, que está relacionada com a palavra vinho. A palavra turca para o café, kahve, é derivada da palavra árabe e está relacionada com a palavra café.  Outros estudiosos acreditam que a palavra é de Kaffa, região da Etiópia onde se acredita que o café tenha sido originado.

3) Primeira casa de café

A primeira loja a comercializar o café como bebida foi inaugurada em 1475, em Constantinopla (na recente Istambul).

4) Consumo de café mundial

Em todo o mundo são consumidas mais de 500 biliões de chávenas de café por ano, sendo a bebida mais popular de sempre. É também a mais negociada mundialmente!

5) 30% da água é usada em café

Na América do Norte, 30% da água da torneira é utilizada para preparar chávenas de café!

6) Café é saudável para o cérebro e nervos

Uma pesquisa realizada demonstrou que o café pode diminuir o declínio cognitivo e ainda doenças neurodegenerativas. Os Turcos até chamam às suas lojas de café de “escolas para sábios”!

7) O café é benéfico para várias doenças

Vários estudos mostraram que o consumo moderado de café reduz substancialmente o risco de Doença de Alzheimer, Parkinson, cirrose no fígado, gota, doenças cardíacas e ainda a diabetes tipo 2.

8) Café contra a depressão

Um estudo realizado em 2011, demonstrou que as mulheres que consomem até 3 chávenas de café por dia, tinham 15% menos probabilidades de sofrer de depressão, por um período de 10 anos, relativamente a outras que apenas bebiam uma chávena de café por semana.

9) Café contra o câncro da próstata

Estudos mostraram que os homens que bebem seis ou mais chávenas de café diárias diminuem o risco de desenvolver câncro da próstata em 20%!

10) O café contém antioxidantes

Várias pesquisas constataram que o café contém antioxidantes, que ajudam a prevenir os radicais livre das células que nos são prejudiciais. Uma porção de mirtilos, framboesas ou laranjas têm a mesma quantidade de antioxidantes que 250 ml de café!

Outras curiosidades que vai gostar de ler!


11) Café mais caro do mundo

O café mais caro do mundo é vendido na Indonésia e é feito a partir de grãos de café que foram parcialmente mastigados, digeridos e excretados por um animal semelhante à doninha. Esses grãos são vendidos a mais de 600 dólares cada quilo e uma chávena pode custar até 50 dólares!

12) Cada planta produz até 2 quilos de grãos de café

A planta do café demora cerca de 3 a 4 anos para amadurecer e produz de 1 a 2 quilos de grãos de café por colheita.

13) Comércio do café emprega milhões de pessoas

Acredita-se que existam cerca de 25 milhões de empregados em todo o mundo, ligados ao negócio e comercialização do café.

14) Curiosidades sobre a Starbucks

A conhecida loja de cafés Starbucks faturou em 2010 quase 11 biliões de dólares, nas suas 16850 lojas espalhadas por todo o mundo. Eles oferecem aos seus clientes mais de 87 mil combinações possíveis com esta famosa bebida.

15) Café mais forte e mais fraco

Os grãos de café mais claros são os que têm mais cafeína. Contrariamente, são os graus mais escuros que têm menos cafeína.

Equipe "Tá Legal"

Qualquer informação adicional ou novas ideias de conteúdos entre em contato com nossa equipe no Menu Contatos.