EVENTOS

23 abril, 2014

Como é feita a gasolina


By on 15:09

Como é feita a gasolina? Quais as vantagens de usar gasolina? E quais as desvantagens?
A gasolina, combustível utilizado por excelência para automóveis, devido ao seu elevado poder calorífico e à facilidade de se misturar com o ar, resulta numa junção de átomos de hidrogénio e carbono líquidos voláteis, inflamáveis, que têm origem no petróleo.
Segundo a teoria mais aceite, apesar de não ser a única, o petróleo resulta de restos de animais e plantas marinhas que viveram há muitos milhões de anos e cuja deterioração bacteriana deu origem a detritos constituídos, essencialmente, por carbono e hidrogénio.
Com o passar dos anos estes sedimentos ficaram cobertos, a uma profundidade de cerca de 3 quilómetros, por camadas de areia e resíduos, fazendo com que o calor e a pressão dessem origem aos hidrocarbonetos, isto é, compostos químicos constituídos apenas por átomos de hidrogénio e carbono.

Como decorre o processo de fazer gasolina?

O petróleo ao conter hidrocarbonetos faz com que os seus átomos de carbono que o constituem se unam em cadeias de diferentes comprimentos.
O que se tem verificado é que as moléculas de hidrocarbonetos de diferentes comprimentos têm propriedades e comportamentos diferentes, isto significa que esta diferença faz com que as cadeias tenham pontos de ebulição mais altos e possam ser separadas por destilação. Este vapor é retirado antes de ser passado para a fase seguinte, em que é bombeado por uma câmara com o catalisador.

Este processo é exatamente o que acontece numa refinaria de petróleo: o óleo cru, sem qualquer tipo de tratamento é aquecido e as diferentes cadeias são extraídas pelas suas temperaturas de vaporização. Recorre-se a esta reação química para controlar o comprimento das cadeias moleculares e transformar o petróleo em gasolina e gasóleo.
O que acontece é que as cadeias de moléculas mais pesadas, e com mais carbono, são separadas em óleos pesados e apresentam um ponto de ebulição superior, em comparação com as cadeias de moléculas mais pequenas, e com menos carbono, que voltam a ser vaporizadas, tornando-se substâncias ainda mais leves.
Este processo de separação ocorre quando se verifica um determinado ponto de ebulição, uma vez que em cada ponto específico de ebulição, ocorre a separação dos óleos (gasolina ou gasóleo).
Com isto concluímos que a gasolina é feita com base nestas duas substâncias, sendo este aspeto importante para garantir o equilíbrio, quando sujeita a uma maior compressão, evitando assim uma possível explosão.

Quais são as vantagens do uso de Gasolina?

- O arranque e o desenvolvimento do carro são mais eficientes do que num motor a Diesel;
- O uso de gasolina com aditivos ajuda a limpar e a manter limpos os sistemas de injeção, o que contribui para a proteção das peças e do motor;
- A gasolina com maior octanagem, pode resultar no ganho de alguns cavalos de potência em alguns veículos.

Quais são as desvantagens do uso de Gasolina?

- A gasolina é mais cara que o Diesel ou o GPL.
- Polui o ar com as emissões de Co2.
- É uma fonte esgotável, porque, tal como vimos, provem do petróleo.

Equipe "Tá Legal"

Qualquer informação adicional ou novas ideias de conteúdos entre em contato com nossa equipe no Menu Contatos.